ARARAQUARA: cidade com qualidade de vida! segundo índice da FIRJAN


ARARAQUARA: cidade com qualidade de vida! segundo índice da FIRJAN

Terceira do país em qualidade de vida, Araraquara chegou a um patamar de desenvolvimento que só será atingido por muitos municípios brasileiros em 2037.
Esta é a conclusão do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IDFM) divulgado na segunda-feira (7) pela Fundação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). O estudo mede o grau de evolução das cidades considerando três indicadores básicos: emprego e renda, saúde e educação.
Na comparação com 2010, porém, Araraquara caiu no IDFM. A cidade deixou de ser a primeira no ranking nacional, sendo ultrapassada por outros dois municípios paulistas: Barueri (1ª) e Paulínia (2ª).
A mudança de posição no ranking, segundo o Firjan, está mais relacionada ao fato de os outros municípios terem uma melhora maior de seus indicadores. É o caso de Barueri, que figura neste ano em primeiro lugar após ocupar o quinto na edição anterior. Ou ainda de Ribeirão Preto, alçada da vigésima posição para a quinta no ranking atual.
====
Evolução
A diferença da Araraquara de 2007 e 2009 está justamente em seus indicadores. No período, a cidade quase dobrou o atendimento na rede básica de saúde com a ampliação de programas como a Saúde da Família — hoje, cerca de 50 mil pessoas são atendidas. Também investiu mais em educação. Neste ano, as escolas municipais adotaram o método Sesi de Ensino.
“Atingimos uma aplicação de 31% do orçamento em Educação. Precisamos melhorar o atendimento em saúde e a geração de emprego”, destaca o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB), ao comentar o resultado da pesquisa.
Mesmo estando no topo, a cidade tem muitas metas a atingir, segundo Guilherme Merces, gerente de estudos econômicos da Firjan. “Não significa que a cidade não tem problemas. Quer dizer que os problemas que ela tem de resolver são mais complexos. O desafio, agora, é manter-se nesse patamar que os outros municípios só atingirão em 2037”, explica.
fonte:
http://eptv.globo.com/araraquara/economia/NOT,3,7,377701,Araraquara+e+3a+do+pais+em+desenvolvimento.aspx